8 tendências de inovação na comunicação para as cooperativas
02/06/2025
As formas com que pessoas e marcas se comunicam sentem fortemente a influência do desenvolvimento tecnológico e das mudanças de hábitos no mundo digital. Diante disso, as cooperativas não podem deixar de estar atentas às principais tendências de inovação na comunicação.
A dinâmica das redes sociais, a mudança na percepção de valor das marcas e novas lógicas corporativas resultam em transformações nas estratégias de comunicação.
8 tendências de inovação na comunicação para acompanhar
O setor de comunicação vive um processo de transformação. Essas são 8 tendências de inovação em comunicação que as cooperativas precisam ficar de olho!
Aplicações da IA na comunicação
A Inteligência Artificial está se consolidando como uma ferramenta essencial na comunicação corporativa. Sua adoção, no entanto, deve ser estratégica e metódica. Apesar de oferecer inúmeros benefícios como a otimização de processos e o aprimoramento da eficiência das estratégias de diálogo, também apresenta desafios.
As aplicações da IA na comunicação são vastas e podem provocar mudanças no relacionamento entre marcas e seus públicos, assim como contribuir para melhorar a eficiência dos processos de comunicação. Nesse contexto, algumas aplicações de IA na comunicação são:
Personalização em escala: a IA permite a análise de vastos volumes de dados de stakeholders para criar conteúdo personalizado e segmentar audiências com precisão, resultando em maior engajamento e relevância.
Automação de tarefas: com ferramentas de IA, é possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e respostas. Desse modo, os colaboradores podem focar em atividades estratégicas.
Análise de sentimentos: a inteligência artificial possibilita analisar mensagens positivas, neutras e negativas em larga escala, gerando dados úteis para aprimorar estratégias de comunicação, em especial no ambiente digital.
Dados do Fórum Econômico Mundial apontam que 75% das organizações pretendem investir em IA nos próximos anos. Com isso, as ferramentas de inteligência artificial devem ganhar cada vez mais espaço dentro dos setores de comunicação das cooperativas, que precisam estar atentas às aplicações da tecnologia.
Quer entender como potencializar a relação da sua coop com o digital, entender sobre rebranding, propósitos da comunicação e cocriação? Leia o artigo do InovaCoop na íntegra!
InovaCoop