Dia C leva alegria e cooperação a BH
02/09/2025
Uma manhã colorida, divertida e leve tomou conta da Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, no dia 30 de agosto, quando cerca de 3 mil pessoas participaram da celebração do Dia de Cooperar 2025 — maior programa de voluntariado do coop brasileiro. A programação trouxe música, dança, circo, oficinas educativas e espaços interativos, marcando mais uma edição do maior movimento de voluntariado cooperativista do país.
“Este foi um dia de solidariedade, a mais alta expressão da dignidade humana”, comemorou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Reconhecer o outro como amigo, como alguém que merece cuidado, é o que dá sentido a esta festa. Ver a praça lotada, com crianças, jovens e famílias, foi uma alegria imensa”.
Também presente no evento, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte (Frencoop-BH), vereador Maninho Félix, destacou a importância da celebração do Dia C na capital mineira. “Ficamos muito felizes em ver o alcance das ações sociais que envolvem o setor aqui, na cidade de Belo Horizonte, e em todo o Estado. Ainda mais nesse momento, em que a nossa capital acaba de ganhar um Dia Municipal do Cooperativismo, a ser comemorado todo dia 4 de julho”.
Não acabou!
É sempre importante lembrar que a celebração na Praça da Assembleia é apenas uma parte do movimento do Dia C — programa social que acontece durante todo o ano. E esta iniciativa que nasceu aqui, em Minas Gerais, em 2009, ganha ainda mais força quando é registrada oficialmente na plataforma Bússola Social, garantindo visibilidade nacional e reconhecimento para quem participa (veja quadro).
“O Dia C não termina aqui”, reforçou o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages. “Este programa é uma grande corrente de transformação da vida de milhares de pessoas. Participar significa não só beneficiar a comunidade local, mas também mostrar ao mundo o poder do cooperativismo”.
Os representantes de organizações cooperativistas que estiveram nas comemorações do Dia C, no último sábado, concordam com Gatti e acrescentam: o programa reforça o compromisso do coop com o desenvolvimento das comunidades locais.
“Na área da saúde, onde atuamos, cooperar significa transformar realidades e oferecer qualidade de vida para muitas pessoas”, avaliou o presidente da Cooperativa de Trabalho Médico (Santacoop), Marcel Souki. “É uma honra estar aqui, celebrando o Dia C, iniciativa que reafirma o papel das cooperativas em ajudar e fazer parte da comunidade, atendendo suas necessidades e fortalecendo laços”.
A vice-presidente do Sicoob Credivertentes, Fabiana Dielle, também ressaltou os impactos sociais das cooperativas nas comunidades onde atuam. “O Dia C simboliza união e cooperação, fazendo as pessoas se sentirem mais amparadas e acolhidas”, afirma. “Para nós, foi gratificante trazer o projeto Viola Viva, que em poucos anos permitiu que crianças, antes sem contato com o instrumento, se apresentassem ao público. Essa transformação mostra como o cooperativismo pode ser a solução para muitos desafios sociais”.
Voz da comunidade
A celebração do Dia C também atraiu quem passava pela Praça da Assembleia e decidiu aproveitar a manhã de atividades abertas ao público. Famílias, aposentados e curiosos destacaram a importância de participar de um evento que mistura diversão, cultura e solidariedade.
“Todo ano eu espero o Dia C. É um momento de aprendizado e alegria, que nos mostra a importância de cooperar e ainda traz atividades que aproveitamos muito”.
— Regina Maria, aposentada
“Estávamos passando por aqui e resolvemos entrar. Não conhecíamos o evento e conseguimos aproveitar todas as barraquinhas. Minha filha adorou, foi uma experiência muito legal”.
— Tomás Dornelas, médico
“Vim prestigiar pela primeira vez e fiquei encantada. Meu filho fez pintura do Homem-Aranha, participamos de degustações e atividades educativas. Gostei muito e recomendo que todos participem da próxima edição”.
— Eloana Souza, autônoma
“A expectativa para hoje era grande. Trouxe minha mãe para conhecer a festa e está sendo uma experiência muito positiva para todos nós”.
— Gustavo Arruda, assistente operacional da Coopeder
Registre seu projeto sociambiental no Dia C 2025 em apenas 2 passos:
Primeiro passo: Criar conta e fazer login
– Acesse diac.bussolasocial.com.br/login
– Clique em “criar conta” se for a primeira vez
– Use o CNPJ da cooperativa para criar a conta e confirme os dados
Segundo passo: Registrar as iniciativas
– Após realizar o login, acesse “Registro de Iniciativas”
– Preencha os detalhes e cadastre fotos da ação
– Acompanhe o status (aprovado, reprovado ou ajustes necessários)
Vale destacar: as iniciativas registradas com status “aprovado” passam a integrar o livro com resultados do Dia C, publicação lançada anualmente pelo Sistema Ocemg.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3025-7081 / 31 3025-7105.
Sistema Ocemg