Cooperativismo capixaba fortalece laços com o Poder Executivo estadual
03/09/2025
Nesta terça-feira (2/9), representantes do Poder Executivo estadual e lideranças de cooperativas capixabas estiveram reunidos em um almoço institucional promovido pelo Sistema OCB/ES. O evento contou com mais de 130 participantes e aconteceu no Centro de Convenções de Vitória, na capital do Espírito Santo. Além do governador e do vice-governador do Espírito Santo, marcaram presença membros de secretarias, órgãos e autarquias ligados ao governo estadual.
Confira as fotos do evento!
O objetivo do evento foi promover uma aproximação entre o Poder Executivo do estado e o público cooperativista, além de relembrar às lideranças do governo estadual que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.
Na abertura, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, elogiou o diálogo existente entre as cooperativas e o governo. “O cooperativismo tem um excelente relacionamento com o governo estadual. É uma parceria de longa data e que tem se aprofundado nesses últimos anos. Somos muito bem tratados por todas as autarquias e secretarias, e isso não é um privilégio exclusivo do cooperativismo, pois acontece com todos os setores produtivos”, frisou.
O diretor-executivo da organização estadual, Carlos André Santos de Oliveira, enfatizou o papel do Poder Executivo estadual para as cooperativas capixabas. “O governo do Espírito Santo tem sido parceiro do cooperativismo há muitos anos. Neste Ano Internacional das Cooperativas, não poderíamos deixar de agradecê-lo pelas diversas ações e bom relacionamento que mantiveram conosco”, salientou.
Na sequência, o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte apresentou apresentou dados que comprovam o impacto social e econômico do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Espírito Santo. Dados preliminares do Censo Cooperativista 2025 revelam que as cooperativas do Espírito Santo reúnem quase 968 mil cooperados e mais de 12 mil colaboradores. A movimentação econômica delas em 2024 foi de R$ 16,9 bilhões, o que equivale a 8,2% do PIB nominal capixaba e a 12,8% de impacto no valor agregado do PIB estadual.
Duarte também lembrou que o almoço com o Poder Executivo estadual integra uma série de ações planejadas pela Assessoria de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES. “Em julho deste ano, realizamos um café com parlamentares da bancada federal capixaba. No interior do estado, estamos promovendo encontros regionais de aproximação com o Executivo e o Legislativo. Hoje, temos este almoço, um momento de congratulação e agradecimento ao governo estadual”, recordou.
Falas das autoridades
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que o cooperativismo se destaca por respeitar as regras e as instituições do Poder Público. “O respeito às instituições da administração pública e da sociedade permitem que a gente possa avançar, e o cooperativismo faz isso. Tudo está relacionado à força das nossas instituições. O setor cooperativista, por exemplo, só avança se o cooperado souber quais são as regras que regem a sua cooperativa”, disse.
Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo, recordou a trajetória do cooperativismo e do governo estadual do Espírito Santo, fazendo uma analogia com a evolução dessas duas áreas. “Eu e o governador somos tão antigos na vida pública como o Carlos André e o Dr. Pedro são no cooperativismo. Por isso, vimos como o cooperativismo e o governo estadual evoluíram nos últimos anos. Precisamos estar atentos à manutenção desses ativos que construímos juntos”, considerou.
Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob Central ES, falou em nome das cooperativas de crédito do Espírito Santo, destacando seus benefícios sociais. “Além da presença física, o cooperativismo traz uma orientação muito forte para os seus cooperados. A falta de educação financeira é uma questão grave no Brasil, e o cooperativismo financeiro buscar promover essa orientação, o que faz muito bem para a sociedade capixaba”, refletiu.
Sr. Fabiano Pimentel, presidente da Unimed Vitória e da Unimed Federação Espírito Santo, representou as cooperativas de saúde do estado. “A Unimed representa o maior sistema do Ramo Saúde no mundo. Temos mais de 21 milhões de clientes no Brasil e 92% de presença em todo o território nacional. No Espírito Santo, reunimos mais de 635 mil clientes. No estado, somos cooperativas genuinamente capixabas e realizamos ações sociais para a população local”, destacou.
Representando as cooperativas agropecuárias, Denilson Potratz, presidente da Nater Coop, parabenizou o Sistema OCB/ES por realizar o almoço com o Executivo estadual. “Tivemos um encontro semelhante com a bancada federal, mas não poderíamos esquecer do Poder Executivo. O governador e sua equipe têm se dedicado ao cooperativismo no Espírito Santo. Somos bem atendidos por todas as secretarias que a gente precisa. Nem sempre recebemos um sim, mas pelo menos temos atenção. Na medida do possível, a equipe do governo tem nos atendido, e agradeço por essa postura”, reconheceu.
Gelielson Marquart, presidente da escola Cooperação, representou as cooperativas educacionais. “Parabenizo o Sistema OCB/ES por realizar este evento e por ter uma parceria forte conosco. Somos uma cooperativa educacional que já atua há quase 32 anos no estado, e agradeço a todos que contribuíram para essa trajetória”, pontuou.
Carlos Vieira, presidente da Serranacoop, falou em nome das cooperativas de transporte. “É uma alegria muito grande estarmos em um estado tão desenvolvido como o Espírito Santo. Em todos os municípios, há obras acontecendo. O governo está de parabéns. A cada dia mais, temos que pensar em um futuro promissor para os capixabas, seguindo como exemplo o governador Renato Casagrande, que tem desenvolvido com qualidade e pujança o nosso estado”, elogiou.
As cooperativas de agricultura familiar foram representadas por Davi Dutra, presidente da CAFC e da Unicafes Espírito Santo. “O apoio do governo estadual à agricultura familiar ocorre por meio do Funsaf e das compras públicas, que hoje dão oportunidade para as pequenas cooperativas comercializarem seus produtos. Maquinários como tratores secadores de café que chegam nas comunidades também fazem a diferença. Esse trabalho tem gerado resultados, ajudando inclusive a manter as novas gerações interessadas pelo campo”, frisou.
Dr. Eliud Garcia Junior, presidente da Coopangio, falou em nome das cooperativas de especialidades médicas. “Agradecemos ao governo estadual por podermos atuar nos principais hospitais do estado, prestando os nossos serviços. Já temos uma trajetória de quase 30 anos. Um dos benefícios dessa parceria é que, hoje, temos o segundo menor índice de amputação em pacientes diabéticos no Brasil, e 75% dos pacientes amputados de perna ou coxa tem mortalidade em até cinco anos. Isso é maior do que qualquer outro tipo de câncer no mundo”, informou.
Sistema OCB/ES