53 anos da OCB/ES: o papel da organização na representação e defesa das cooperativas capixabas
04/09/2025
O cooperativismo capixaba está em festa! Nesta quinta-feira (4/9) a OCB/ES - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo completa 53 anos de uma história dedicada à valorização e ao fortalecimento das cooperativas capixabas. Constituída em 1972 para suprir as necessidades das cooperativas que começavam a se consolidar em solo capixaba, a instituição segue, até hoje, representando, defendendo e promovendo os interesses do setor cooperativista no estado.
Com o propósito de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba, a entidade atua em diversas frentes. Além de prestar assistência direta às cooperativas, por meio de capacitações, serviços de comunicação, orientação jurídica, contábil, tributária, entre outras, a OCB/ES também atua como guardiã da reputação e da imagem positiva do cooperativismo, levando discussões sobre o modelo de negócio para o poder público, instituições parceiras e sociedade em geral.
De acordo com o presidente da organização, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, uma das características da OCB/ES é a sua capacidade de se renovar, inovar e se atualizar. Segundo a liderança, esses atributos ampliaram a sua relevância no cenário estadual e nacional, contribuindo diretamente para a consolidação, estruturação e crescimento do movimento cooperativista.
“A OCB/ES incentiva e auxilia o processo de evolução das cooperativas capixabas. Nosso compromisso é com elas. Por isso, oferecemos todos os insumos necessários para que nossas cooperativas se fortaleçam, conquistem novos mercados, se diversifiquem e alcancem resultados positivos e benefícios concretos para os seus cooperados e para as comunidades onde atuam”, pontua Melhorim.
Na visão do diretor-executivo da entidade, Carlos André Santos de Oliveira, garantir esse suporte é uma das principais atribuições da OCB/ES. “Nosso papel, enquanto representantes diretos das cooperativas capixabas, é defender o modelo de negócio em espaços de poder. É nosso dever garantir a boa imagem do cooperativismo e prezar pelos seus valores e princípios. Dessa forma, preparamos um terreno fértil para o crescimento do movimento cooperativista no estado”, afirma.
Trajetória e conquistas
Quando foi criada, em 1972, a OCB/ES (então Ocees) assumiu o papel de unificar e fortalecer o cooperativismo capixaba. Entre as suas atribuições estão a realização de estudos sobre o modelo de negócio, promoção e divulgação do sistema cooperativista, assessoramento técnico, integração com outros órgãos do cooperativismo, defesa do sistema cooperativista e representação institucional perante autoridades.
Em 1994, a entidade também assumiu a função de sindicato patronal das cooperativas capixabas, adquirindo o direito de representá-las. Formalmente. Em 1999 foi criado um braço da OCB/ES, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo (Sescoop/ES). Já em 2004 surgiu a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop/Sulene). Juntas, as três instituições formam o Sistema OCB/ES, que atua de forma integrada em prol das cooperativas do Espírito Santo.
Ao longo das suas mais de cinco décadas de existência, a organização estadual liderou avanços significativos para o desenvolvimento das cooperativas no Espírito Santo. Em 2006, foi sancionada a lei que institui a Política Estadual do Cooperativismo, um dispositivo que regulamenta e incentiva a atividade cooperativista no âmbito estadual. Essa conquista legislativa abriu caminho para que o Sistema OCB/ES ampliasse sua atuação institucional. Hoje, além da lei estadual, 16 municípios capixabas já possuem leis de incentivo ao coop.
Dessa forma, ano após ano, o Sistema OCB/ES foi conquistando lugar em espaços de debate e decisão, como na Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na Comissão de Direito Cooperativo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), nos Conselhos de Recursos Fiscais Estadual e Municipal de Vitória (Cerf e CMRF, respectivamente), entre outros. Atualmente, já são mais de 50 fóruns de discussão com a presença da organização estadual.
“Hoje, a OCB/ES é uma instituição de muito prestígio e que consegue dialogar de igual para igual com outras instituições de grande porte e com o poder público. Essa credibilidade e essa influência foram construídas com dedicação e trabalho colaborativo. Foram diversos líderes que construíram essa reputação tijolo por tijolo. Entre eles, o meu pai, Luz Carlos Oliveira, que, ocupando a superintendência por 12 anos, esteve à frente de iniciativas fundamentais para a organização e para o coop capixaba”, reflete o diretor-executivo.
“Uma história que fala de cooperativismo não pode ser construída sozinha. Por isso, além de todos os que contribuíram para esses 53 anos de trajetória, queremos agradecer de forma especial às cooperativas capixabas, que acreditam e confiam em nosso trabalho. É um orgulho podermos ser a voz desse movimento que tanto fez e faz pelo nosso estado”, conclui o presidente da OCB/ES.
Sistema OCB/ES