Newsletter
Notícias

Sistema OCB anuncia cooperativas que representarão o Brasil na COP30

20/10/2025

O cooperativismo brasileiro já está praticamente de malas prontas para marcar presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. O Sistema OCB divulgou, na sexta-feira (17/10), o resultado da seleção de cooperativas para os painéis temáticos do cooperativismo na COP30.

A chamada pública, lançada em agosto, teve como objetivo identificar e selecionar experiências concretas de cooperativas de todos os ramos que contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas, com base nos cinco eixos estratégicos do Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30:

Segurança alimentar e agricultura de baixo carbono

Financiamento climático e valorização das comunidades

Transição energética e desenvolvimento sustentável

Bioeconomia e uso eficiente dos recursos naturais

Adaptação e mitigação de riscos climáticos

As cooperativas escolhidas participarão de painéis temáticos promovidos pelo Sistema OCB durante a conferência, em espaços oficiais de destaque, além de atividades paralelas nos pavilhões do governo brasileiro, coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e em espaços de parceiros institucionais. 

Cooperativas selecionadas

A lista de cooperativas que representarão o cooperativismo brasileiro na COP30 contempla os ramos do cooperativismo, com projetos que envolvem desde produção agropecuária de baixo carbono, energia renovável e eficiência energética, até finanças verdes, bioeconomia e recuperação de áreas degradadas. “Nosso papel é mostrar ao mundo que o cooperativismo brasileiro já entrega soluções concretas para a transição climática justa”, destacou Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB.

Os cases selecionados terão duas formas de participação:

Apresentação presencial, em painéis e debates nos espaços do cooperativismo na COP30;

Exposição digital, com conteúdo exibido nos totens do evento e no portal Coop na COP30, além de campanhas e materiais de divulgação institucional.

A proposta é ampliar o alcance das boas práticas cooperativistas e reforçar a imagem do cooperativismo como modelo de negócios sustentável, inovador e alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Estamos construindo uma presença plural e representativa. A COP30 será o palco para mostrar a força das cooperativas brasileiras e como elas já contribuem, na prática, para o desenvolvimento de uma economia verde e inclusiva”, reforçou Tania. 

Confira a lista das cooperativas selecionadas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cop tab II 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cop tab III 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

cop tab IV 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 cop tab V 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  cop tab VI 20 10 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistema Ocepar

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.