Revista Saber Cooperar destaca cooperativas mineiras em edição especial
19/01/2026
A cada ano, Minas Gerais se destaca no cenário cooperativista nacional. Tanto que sete das nossas coops foram referenciadas na edição especial da revista Saber Cooperar que marcou o encerramento do Ano Internacional das Cooperativas. A publicação mostrou, por meio de histórias reais, como as coops brasileiras constroem um mundo melhor, contribuindo para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Nossa presença na Saber Cooperar é um ganho em termos de visibilidade nacional diante do que já fazemos com excelência em Minas Gerais”, explica Juliana Gomes, gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg.
As cooperativas mineiras foram protagonistas de reportagens sobre saúde, educação, igualdade de gênero, meio ambiente e geração de renda. A revista foi distribuída nacionalmente para lideranças cooperativistas e parceiros institucionais no final de 2025. Confira os destaques do nosso Estado:
Olhar para o futuro
ODS 3: Saúde e bem-estar
Em Minas Gerais, o cooperativismo de crédito tem contribuído diretamente para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Desde 2019, o Sicoob Credifor desenvolve uma iniciativa voltada ao cuidado com a saúde visual de crianças e adolescentes em municípios do interior do Estado.
Criado para atender estudantes com dificuldades de aprendizado por problemas de visão não diagnosticados, o Projeto De Olho no Futuro já beneficiou mais de 1,3 mil crianças e jovens entre 5 e 17 anos com consultas oftalmológicas. Também é feita a doação gratuita de óculos, além de ações educativas nas escolas públicas das cidades atendidas.
“A iniciativa surgiu ao perceber que muitas crianças enfrentavam dificuldades de aprendizado devido a problemas de visão não diagnosticados”, explica Meyre Priscila Almeida Silva, coordenadora do Sicoob Credifor. “Para combater esse desafio, o projeto oferece consultas oftalmológicas e distribui óculos gratuitamente para as crianças que necessitam, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do desempenho escolar”.
Educação que transforma
ODS 4: Educação de qualidade
No interior de Minas Gerais, experiências cooperativistas têm contribuído para transformar comunidades por meio da educação de crianças, jovens e educadores. De escolas que fortalecem o protagonismo estudantil a programas de educação financeira, o cooperativismo tem ampliado oportunidades de aprendizagem em diferentes regiões do estado.
Em Lajinha, o Centro Educacional Coopcel, fundado há 27 anos, atende da educação infantil ao ensino médio e se destaca por suas metodologias ativas, aulas de robótica e resultados expressivos em exames e torneios. “Fazemos educação com propósito. Além de sermos técnicos nas várias áreas do conhecimento, amamos o que fazemos”, afirma Carla Vieira, diretora pedagógica da Coopcel.
Já em São Roque de Minas, o Sicoob Sarom é responsável por uma trajetória marcante na educação cooperativista. O apoio à área começou nos anos 1990, com iniciativas voltadas à formação de crianças e adolescentes. Com o tempo, essa atuação se consolidou na criação da Cooperativa Educacional Sarom, uma escola cooperativa idealizada por pais, professores e dirigentes do Sicoob para garantir uma educação de qualidade, pautada em valores humanos e no espírito de cooperação.
Atualmente, a cooperativa também lidera o Movimento CoopEducação, que já impactou mais de 44 mil estudantes em 17 municípios. “Além do currículo convencional, as cooperativas educacionais promovem a cooperação, incentivando a autonomia, o pensamento crítico e a gestão sustentável”, destaca o presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite.
Desenvolvimento com identidade
ODS 8: Trabalho decente e desenvolvimento econômico
As coops mineiras também têm contribuído para a geração de renda e desenvolvimento sustentável em regiões com pouca infraestrutura sanitária. Um bom exemplo disso é o trabalho do Sicoob Credivale, que atua no Vale do Jequitinhonha com foco na valorização da cultura e fortalecimento da economia regional.
A cooperativa foi fundamental no projeto de estruturação da Cadeia Produtiva do Queijo Cabacinha, que hoje beneficia diretamente 34 famílias produtoras. A iniciativa proporcionou organização coletiva, acesso a novos mercados e qualificação dos envolvidos. “Hoje existe conectividade entre os produtores, a maioria já utiliza as redes sociais para divulgar o queijo”, Guilherme Oliveira, coordenador de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Credivale. “O turismo começou a se desenvolver na região, com o produtor recebendo turistas e oferecendo refeições”.
Inclusão que transforma
ODS 10: Redução das desigualdades
Criada por pessoas em situação de rua com o apoio do Sistema Ocemg, a Cooperativa de Trabalho Solidário Sabor do Canto, de Belo Horizonte, é um exemplo de como o cooperativismo pode promover dignidade, geração de renda e inclusão social de forma concreta e duradoura.
Formada durante a pandemia, a iniciativa tornou-se a primeira cooperativa mineira constituída por ex-moradores de rua. Hoje, os cooperados têm casa, renda fixa e atuam com serviços de alimentação, comercialização em feiras e delivery. “Na minha vida, tudo mudou depois da cooperativa”, relata Fabiana Cristina Fernandes, presidente da Sabor do Canto. “Antes, a gente dormia em colchão no chão, até em papelão. Hoje, graças a Deus, temos uma cama”.
Clima e café
ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (MG), Coocafé, é referência em ação climática no cooperativismo brasileiro. Desde 2022, desenvolve a produção de biochar a partir da palha do café, em parceria com a startup NetZero. O material funciona como fertilizante de alta performance e retém carbono no solo por centenas de anos, reduzindo emissões de gases do efeito estufa no campo.
“A produção de biochar oferece soluções sustentáveis para o reaproveitamento de resíduos da atividade agropecuária, reduzindo impactos ambientais antes causados por destinações inadequadas”, explica o presidente da cooperativa, Fernando Cerqueira. A Coocafé também utiliza energia limpa, já evitou a emissão de mil toneladas de CO² e realiza projetos contínuos de educação ambiental em escolas da região.
Serviço
Veja como o cooperativismo transforma realidades, de norte a sul do país, na revista Saber Cooperar.
Sistema Ocemg