Goiás recebe 16º Concred e debate papel das cooperativas para o desenvolvimento
19/01/2026
Goiás vive uma revolução econômica, com crescimento de 7,7% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025, segundo dados oficiais do governo do estado. Os números são resultado de ambiente de negócios favorável e competitivo, puxado principalmente pelo agronegócio. É neste cenário que, em agosto de 2026, a capital do estado, Goiânia, sediará o 16º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred).
Com o tema “Cooperativismo Financeiro: no campo e na cidade, juntos na construção de um futuro sustentável”, o congresso reunirá autoridades, líderes do cooperativismo, gestores e jovens, consolidando-se como um ambiente estratégico para debater os rumos do setor.
De acordo com o BureauCoop — painel de dados do cooperativismo financeiro – Goiás tem 447 postos de atendimento de cooperativas financeiras, que reúnem mais de 600 mil cooperados e movimentam cerca de R$ 680 milhões na economia.
A escolha de Goiânia para sediar o 16º Concred valoriza essa atuação e ampliará o debate sobre a relevância do cooperativismo financeiro para o crescimento sustentável de Goiás, segundo a superintendente da Confebras, Telma Galletti. “O Concred reúne qualificação técnica e troca de experiências para fortalecer, de forma permanente, o segmento cooperativista financeiro. E nada melhor do que mostrar o papel do coop para o desenvolvimento em um estado que está em plena expansão.”
A expectativa, segundo ela, é demonstrar, durante o 16º Concred, como o modelo cooperativista impulsiona a geração de emprego, o empreendedorismo e inclusão financeira, especialmente em municípios onde os bancos tradicionais não chegam.
Cooperação e prosperidade
A decisão de levar o maior evento do cooperativismo financeiro do mundo para o Centro-Oeste é endossada por lideranças locais, que veem na cooperação o futuro da economia. Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sicoob Nova Central, afirma que a capital goiana está pronta para o 16º Concred.
“Goiânia reúne atributos estratégicos que a consolidam como um polo para a realização de eventos de grande porte, como o Concred. Tem localização privilegiada, infraestrutura adequada, capacidade hoteleira, logística eficiente e um ecossistema econômico em constante crescimento”, pontua.
Segundo Carneiro, um dos focos do evento deve ser o fortalecimento das cooperativas de crédito como promotoras do desenvolvimento econômico e social em Goiás, por meio da inclusão financeira e do acesso ao crédito. “Isso estimula o crescimento sustentável das economias locais. Além disso, no momento em que as cooperativas reinvestem os recursos captados nas próprias regiões onde atuam, elas fortalecem o empreendedorismo, apoiam o agronegócio, o comércio, a indústria e os pequenos negócios”, destaca.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirma que o Concred em Goiânia servirá para apresentar os quatro pilares cooperativistas que impulsionam o “milagre econômico” goiano: inclusão financeira, efeito multiplicador, economia verde e intercooperação. “Nosso modelo tem demonstrado que é possível unir resultados econômicos, impacto social e compromisso ambiental. Quando o crédito nasce dentro da comunidade, ele se transforma em prosperidade compartilhada”.
Sobre o Concred
O 16º Concred é um evento realizado pela Confebras, com correalização do Sistema OCB/GO e apoio local do Sicoob Nova Central, Sicoob UNI, Sicoob UniCentro Br, Sicredi Planalto Central e Sicredi Cerrado GO. O congresso ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Centro de Convenções da PUC Goiás.
O segundo lote de inscrições estará disponível no site no site do evento.
Confebras