Newsletter
Notícias

Cicopa lança estudo sobre o setor cooperativo industrial e de serviços global

04/02/2026

A Cicopa, Organização Internacional de Cooperativas Industriais e de Serviços, lançou sua primeira análise abrangente do setor desde 2017.

Com base em dados de membros de todo o mundo, o relatório destaca a escala, a tipologia, o emprego e as características de inclusão das cooperativas na indústria e nos serviços. 

Segundo a organização, o relatório utiliza dados quantitativos e secundários coletados entre 2022 e 2023 e oferece um panorama atualizado da escala, composição e tendências recentes das cooperativas industriais e de serviços afiliadas aos seus membros. 

A rede da Cicopa representa cerca de 52.767 cooperativas, que empregam mais de 2,1 milhões de trabalhadores.  A maioria dessas cooperativas (90%) são pequenas e médias empresas, "o que confirma sua inserção nas economias locais", afirma a organização.

Entretanto, 76% dos trabalhadores também são membros de sua cooperativa, "o que significa que são coproprietários e estão diretamente envolvidos na governança e na tomada de decisões estratégicas".  

A maioria das cooperativas da rede são cooperativas de trabalhadores (74%), juntamente com cooperativas sociais (24%) e um número menor, mas crescente, de cooperativas de produtores autônomos.  Os dados setoriais confirmam que a maioria das cooperativas opera no setor de serviços (69%), seguida pela indústria (20%) e construção (9%), com atividades que abrangem manufatura, transporte, serviços profissionais, saúde, educação, comércio e outras áreas relacionadas a serviços.
Em comparação com o relatório anterior, os dados mostram um aumento no peso dos serviços e um declínio relativo na indústria e na construção civil, ecoando tendências já observadas em 2017. 

Além dos indicadores estruturais e econômicos, a Cicopa afirma que o relatório lança luz sobre inclusão, equidade e qualidade do emprego, com base em dados disponíveis relacionados a pessoas com deficiência, mulheres e jovens trabalhadores.  

Em alguns países, as pessoas com deficiência representam até um terço da força de trabalho cooperativa. 

Em diversos contextos nacionais, as mulheres representam mais da metade dos trabalhadores e, em muitos casos, também são sócias, participando ativamente da governança da cooperativa. 

Os dados disponíveis sobre o emprego juvenil destacam tanto os desafios existentes quanto exceções notáveis, em que os jovens representam uma parcela muito alta dos trabalhadores-membros. 

Por fim, afirma Cicopa, o relatório explora as tendências econômicas e de emprego recentes. Apesar do difícil contexto socioeconômico de 2022-2023, a maioria dos membros relata situações econômicas e de emprego estáveis ??ou melhores e espera que a estabilidade continue. 

Clique aqui para ler o relatório.

Coop News

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.